Serviço de torno mecânico
Extremamente utilizado no mercado industrial, o serviço de torno mecânico é responsável por realizar a fabricação de objetos de diferentes matérias-primas. O processo é realizado por meio de uma máquina-ferramenta, que irá produzir peças simétricas ao redor de um eixo.
Nesse ínterim, é indispensável dizer que o serviço de torno mecânico deve ser executado por um profissional qualificado. Dessa maneira, questiono: “Você sabe o que faz um torneiro mecânico?”.
Extremamente importante em fábricas de usinagem e tornearias, o torneiro mecânico é o profissional responsável por operar a máquina-ferramenta. Além de preparar o equipamento para a criação das peças, ele faz o controle de produção e qualidade do produto fabricado.
Confira, a seguir, algumas informações sobre o serviço de torno mecânico:
Serviço de torno mecânico
As empresas que oferecem serviço de torno mecânico precisam investir em equipamentos de alta performance para oferecer um produto de qualidade. Desse modo, as máquinas-ferramenta são utilizadas para realizar operações de raspagem, perfurações, lixamento e corte de peças brutas a fim de transformá-las no produto final pretendido.
Sendo um dos segmentos industriais mais importantes, a escolha de máquinas-ferramenta para realizar o serviço de torno mecânico deve ser feita com muito cuidado. É possível encontrar no mercado equipamentos indicados para funções diversas, sendo os tornos horizontais e verticais os mais populares.
Torno mecânico horizontal
Também chamados de torno com barramento plano, os tornos mecânicos horizontais podem realizar diversas funções. No mercado, ele é escolhido geralmente para tornear peças pequenas com grande diâmetro.
Principais acessórios dessa máquina-ferramenta:
- Barramento;
- Cabeçote Fixo;
- Cabeçote móvel ou Contraponto;
- Carros Longitudinal e Transversal;
- Mecanismo de Avanço.
Esse tipo de máquina-ferramenta ainda pode ser dividida em subcategorias, sendo o torno de madeira e o torno de aço os mais comuns.
Mesmo oferecendo alta estabilidade, a indexação e a troca de ferramentas do serviço de torno mecânico horizontal são lentas. Em vista disso, os acessórios não são utilizados em produções em série.
Torno mecânico vertical
Apresentando eixos de rotação vertical, a máquina-ferramenta é utilizada em processos de usinagem de peças complexas. Em outras palavras, o torno vertical possibilita a torneagem de peças grandes e pesadas.
Esse serviço de torno mecânico se destaca por sua rápida preparação e facilidade de operação da máquina. Além disso, o equipamento apresenta sistemas de troca de porta-ferramenta, que permite que a máquina não fique muito tempo parada para mudar de função.
Assim como os diferentes tipos de equipamentos, o serviço de torno mecânico pode ser realizado com diversas matérias-primas. Os mais comuns no mercado são: cobre, alumínio, ferro fundido, aço carbono, aço inoxidável e galvanizados.
Acessórios para torno mecânico
Além dos cabeçotes fixo e móvel, barramento, caixas nórton (ou de engrenagens), recambio, inversores de marcha e alavancas, os tornos mecânicos possuem outros acessórios indispensáveis:
- Placa universal: Apresentado características versáteis, a placa universal para torno, ou também chamada placa 3 castanhas, realiza a fixação da peça simultaneamente com com a sua centralização e acabamento em diâmetros tanto externos quanto internos;
- Placa de 4 castanhas: Utilizadas para fixar peças de diferentes formatos, a placa de torno 4 castanhas pode ser usadas para tornear objetos de aspectos irregulares;
- Mandril: Encontrado em diferentes tipos, o mandril se destaca por sua alta precisão em tornos pequenos e total eficiência em relação ao torneamento do diâmetro externo;
- Luneta fixa: Tem como objetivo tornear eixos longos de pequeno diâmetro, prevenido que a peça saia de seu eixo quando a máquina-ferramenta é acionada.