Soldagem em alumínio
Você com certeza já ouviu falar sobre soldagem em alumínio. No entanto, você sabe o que isso quer dizer? Considerado o segundo tipo de solda mais utilizado do mundo, o processo tem como como função ligar duas peças do metal permanentemente por meio do derretimento.
Mais versátil e econômico que o aço, o alumínio é uma matéria-prima de suma importância na criação de acessórios para carros, ônibus, caminhões, tratores e até mesmo aeronaves. Apresentando características de condutividade térmica e elétrica elevadas, o material ainda possui alta resistência a oxidação e a corrosão.
Atualmente, o material pode ser classificado em quatro diferentes categorias. Com eles, é possível produzir chapas, tubos, peças, perfis, barras e arames. A seguir, confira o nível de impurezas e a sua usabilidade:
Voltando a falar sobre a soldagem em alumínio, o processo pode ser realizado de diversas maneiras diferentes. Seja por meio de uma chama de gás, um feixe de elétrons, um laser, um arco elétrico ou até mesmo por um sistema de fricção por ultrassom, as peças são unidas e transformadas em novas.
Em contrapartida, existem alguns tipos de solda que devem ser evitadas quando falamos do alumínio. Soldagem de eletrodo revestido, de arco fundente tabular e a de arco submerso resultam em porosidade no material e não são tão eficazes.
Devido a maneira em que é realizada, a soldagem em alumínio deve ser feita por uma empresa especializada. Além disso, o soldador deve fazer o uso de diversos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Entre eles:
- Máscara de solda: Utilizado como um filtro para proteger os olhos do soldador da radiação;
- Óculos de proteção: Também conhecido como óculos de segurança, o equipamento serve para evitar que estilhaços, fagulhas e faíscas atinjam os olhos dos usuário;
- Touca árabe: Utilizada para proteger a cabeça e o pescoço contra o calor excessivo.
- Proteção auditiva: Serve como um abafador de ruído;
- Avental de raspa: Previne contra respingos, escoriantes e agentes cortantes;
- Luva de segurança: Garante um trabalho manual seguro, evitando cortes, perfurações e contato com agentes abrasivos;
- Perneiras: Protege as pernas contra diferentes agentes.
Tipos de soldagem em alumíni
Como já citado, o processo de soldagem em alumínio pode ser realizado de diferentes maneiras. Na indústria, o comprador que procura por esse serviço pode encontrá-lo em cinco tipos principais:
- Soldagem MIG (ou GMAW): Muito utilizado na fabricação de estruturas metálicas e em vários segmentos mecânicos, o processo se caracteriza por um arco elétrico criado por meio de uma corrente contínua. A soldagem em alumínio MIG é realizada na presença de um gás inerte, como o Hélio e o Argônio, que não apresenta agitação com a fusão. Nesse processo, o eletrodo é substituído por um arame que deve ser regulado até encontrar a distância adequada para soldar o material;
- Soldagem TIG (ou GTAW): Destacando-se por seu excelente acabamento, limpeza e baixo risco de corrosão, a soldagem TIG é uma das mais comuns no mercado. Com relação a esse processo no alumínio, o arco elétrico é posicionado entre um eletrodo de tungstênio e a peça a ser soldada. Ainda nesse ínterim, o sistema pode funcionar por meio de duas correntes:
- Corrente alternada (AC): Processo mais comum para soldar alumínio;
- Corrente contínua (CC): Utilizado geralmente em materiais ferrosos como aço carbono e aço inoxidável.
- Soldagem por feixe de elétrons: Conhecido pela sigla em inglês EBW (Electron Beam Welding), a soldagem por feixe de elétrons utilizada uma elevada quantidade de energia em um curto período de tempo para realizar a fusão. O processo é popular por apresentar características de alta intensidade.
- Soldagem a laser: Processo utiliza o calor fornecido pelo raio laser para conectar duas peças metálicas. A soldagem em alumínio a laser apresenta alta eficiência e é muito procurada para quem deseja um trabalho rápido e de qualidade;
- Solda por resistência: Soldagem popular por gerar calor por meio da resistência a um fluxo de corrente elétrica. O processo é capaz de unir variadas espessuras, formas e tipos de material
Cuidados básicos para realizar a solda
Mesmo apresentando características de fácil moldagem, a soldagem em alumínio não é tarefa fácil. Assim, é preciso se atentar a diversos fatores para que o material não seja completamente danificado ou apresente porosidade.
A seguir, confira alguns cuidados básicos para realizar a soldagem em alumínio:
- Remova todo o material orgânico, resíduos e umidade do local que será soldado;
- Utilize escovas, discos de inox ou latão e esponja abrasiva seca para remover camadas de óxidos;
- Caso a peça seja cortada, remova os resíduos, fragmentos ou impurezas;
- Alumínio não aceita paradas durante o processo. Assim, organize corretamente o tempo de soldagem;
- Defina o tipo de soldagem em alumínio que será utilizada com antecedência;
- Armazene e manuseie corretamente as chapas e peças de alumínio;
- Para soldagem em alumínio a gás, confira se o produto utilizado está de acordo com o recomendado;
- É indispensável a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelo soldador;
Por fim, é indispensável lembrar que algumas ligas de alumínio precisam de um preenchimento para ser soldadas. O revestimento irá garantir que o material não sofra nenhuma rachadura no momento da solidificação.
Como realizar a soldagem em alumínio
Realizar a soldagem em alumínio requer muita atenção, até mesmo quando se trata de um soldador experiente. Muitas vezes, antes de iniciar o processo é feito um teste para garantir que tudo está posicionado e funcionando de maneira correta.
A seguir, confira alguns passos principais para realizar a soldagem em alumínio:
- Limpe corretamente o local e a barra de preenchimento;
- Aperte as peças que serão fundidas o máximo possível;
- Pré-aqueça o alumínio em uma temperatura entre 149°C e 204°C;
- Treine o movimento que será utilizado para unir as peças antes de ligar o maçarico;
- Segure a barra de enchimento em um ângulo de 90°C;
- Ajuste a amperagem da solda;
- Realize o processo de soldagem.
Desenvolvido para compradores, a plataforma Soluções Industriais reuniu uma gama de fornecedores de qualidade no ramo industrial. Caso esteja interessado em adquirir um serviço de soldagem em alumínio e quer mais informações, selecione um dos anunciantes abaixo e solicite o seu orçamento gratuito.