Serviço de torno
Considerado o maior portal B2B da América Latina, o Soluções Industriais reuniu em uma mesma página diverso fornecedores do ramo de serviço de torno. Confira detalhes sobre o processo e solicite um orçamento.
Sobre o serviço de torno
A realização do serviço de torno, ou processo de torneamento, pode variar de acordo com o tipo de máquina-ferramenta que é utilizada. Atualmente, ele é encontrado no mercado podendo realizar operações como raspagem, perfuração, lixamento, cortes e até mesmo deformações.
O torneamento é um processo de usinagem em que é possível produzir peças simétricas ao redor de um eixo. O equipamento que realiza a criação é composto por diversos acessórios que são responsáveis por executar um movimento de corte rotativo e de avanço de ferramenta.
A força utilizada para a fixação e realização do serviço de torno dependerá de fatores como material, parâmetro de corte e geometria da peça. Além disso, é necessário aplicar a velocidade correta para conseguir o acabamento e rigidez desejados.
No entanto, antes de escolher a máquina-ferramenta que será utilizada para realizar o serviço de torno é preciso se atentar a alguns fatores. Entre eles:
- Geométrico: Analisa a complexidade da peça e seu grau de desbalanceamento;
- Produtivo: Foca no tamanho do lote, tempo, acessórios e dispositivos que serão utilizados;
- Material da peça e da ferramenta: Avalia a potência da máquina-ferramenta, suas funcionalidades e acabamento.
Com relação ao material que será usado durante o processo de serviço de torno, é preciso focar em algumas recomendações! As peças devem apresentar características resistentes à abrasão, estabilidade química, impacto de corte, força e durabilidade.
Por fim, é indispensável lembrar que o serviço de torno deve ser realizado em uma tornearia ou fábrica de usinagem. Isso garantirá que as peças brutas sejam moldadas e transformadas em uma peça mecânica com eficiência e segurança.
Tipos de torno
Contratar um serviço de torno não é fácil! No mercado, é possível encontrar diversos tipos de máquinas-ferramenta além de variadas técnicas de produção. Entre elas:
- Torno mecânico horizontal ou de placa: Projetado para realizar diversas funções, principalmente em peças de comprimento pequeno e diâmetro elevado;
- Torno mecânico vertical: Ferramenta utilizada para a usinagem de peças de tamanho grande e pesadas;
- Torno revolver: Considerado um dos tornos mais simples do mercado, ele é capaz de realizar processos de usinagem em peças pequenas e com rapidez;
- Torno copiador: Fazendo movimentos simultâneos de translação longitudinal e transversal, a máquina é capaz de copiar uma peça modelo;
- Torno CNC (Controle numérico computadorizado): Sistema utilizado para produzir peças de forma automática, realizando o controle paralelo dos eixos coordenados por meio de uma lista de movimentos;
- Torno automático: Máquina-ferramenta capaz de realizar operações sucessivas automáticamente.
Partes de um torno
Mesmo realizando funções diferentes, os tornos possuem algumas características comuns entre eles. Um exemplo disso são as partes que constituem as máquinas-ferramentas. Normalmente, o equipamento possui diversos acessórios indispensáveis, que podem ser divididos em categorias:
- Estrutura da Máquina: Cabeçote fixo e móvel, barramento, caixas nórton (ou de engrenagens), recambio, pontas e contra pontas;
- Transmissão de movimento: motor, engrenagens, polia e redutores;
- Deslocamento da ferramenta: caixa de câmbio, inversores de marcha, fusos e vara;
- Sistema de fixação: placas, carro principal e transversal;
- Comandos: Alavancas e manivelas;
Quer contratar uma empresa que realiza serviço de torno ou adquirir alguma máquina-ferramenta? Selecione um dos anunciantes abaixo e solicite a sua cotação gratuita.